Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses - CNCP, acaba de lançar mais uma edição da revista ALVA,

Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses - CNCP acaba de lançar mais uma edição da revista ALVA, que reúne um conjunto de temas de relevo para a defesa e promoção do setor.

A publicação realça o trabalho realizado pela Federação de caçadores do Algarve em conjunto com o poder local, para a implementação de projetos que visem ordenar e proteger o território rural, nomeadamente fazendo diminuir o risco de incêndios. É o caso dos municípios de Alcoutim e de Castro Marim que se juntam ao município de Tavira, pioneiro neste tipo de iniciativas.

Neste sexto número, o leitor pode descobrir o que Vila Viçosa pode proporcionar a quem se interessa pela arte da caça. Esta atividade assume, neste concelho alentejano, uma grande importância, desde logo devido à sua ligação histórica com a Casa de Bragança, que ali fundou uma das suas tapadas. 

O entrevistado é o reeleito presidente da Federação das Associações de Caçadores da 1.ª Região Cinegética - FACIRC. João Alves, além de falar sobre a génese da entidade, refere também os aspetos que gostaria de ver melhorados, no setor.

José Lopes Bernardino está também em destaque por ter lançado recentemente, em edição de autor, o livro ‘Scolopax rusticola’, nome científico da galinhola. 

O ‘Plano de Recuperação e Conservação da Rola-Comum’ é outro dos assuntos abordados. Denominado ProROLA, este programa congrega esforços de várias entidades para a preservação da rola-comum. 

A revista ALVA olha, ainda, para alguns dos eventos, que visam refletir sobre o setor e que servem, em simultâneo, como mote para uma celebração social, designadamente: Jornadas do Mundo Rural de Alcoutim; Jornadas da Caça de Mértola; Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural de Vilar Formoso; Feira de Caça e Turismo de Macedo de Cavaleiros; e EXPOCAÇA de Santarém. 


Pode encontrar todos os números da ALVA, aqui